• Aldomar de Castro

PEDIDO DE AMIGO

AQUI NO PAMPA O CAVALO, É O COMPLEMENTO DO CAMPEIRO. INCONSCIENTE FIEL ALDRABEIRO, ARREMATANDO O QUE FALO. SÓ O DONO PODE ENCILHÁ-LO, POR TRADIÇÃO E RESPEITO. NUNCA FORMA PRECONCEITO, CAMPÔNIO ADIR O CENTAURO. ASSIM É E NÃO RESOTAURO, ESTE CONJUNTO PERFEITO.

PARA O CAMPÔNIO PAMPEANO, A SUA ENCILHA É SINGULAR. SÓ O DONO PODE MONTAR, É A TRADIÇÃO DO LAPÔNIO. RELÍQUIA DE SEU PATRIMÔNIO, DAS TRÊS PÁTRIAS SULINAS. FAZ PARTE DE SUA ROTINA, O CAVALGAR IMPONENTE. O CAVALO É  COMPONENTE, DA INDUMENTÁRIA MASCULINA.

CAVALO PARA  MONTARIA, NÃO SE EMPRESTA, NEM SE VENDE. SÓ O TRADICIONALISTA ENTENDE, POIS  É PARTE DA INDUMENTÁRIA. OUTRO RELATO NÃO CABERIA, NO LINGUAJAR DO TERRUNHO. NÃO SERVE NEM PRA RASCUNHO, APONTAR DIREÇÃO  CONTRARIA. É  UMA ATITUDE MERCENÁRIA NÃO  REGISTRA UM TESTEMUNHO.

NESTE QUADRO DESCRITIVO, UM COMANDANTE FICA A PÉ. RECORRE A UM AMIGO DE FÉ, PRA CONTINUAR SEU OBJETIVO. OUTRORA EXPLICO O MOTIVO. MANDA-ME UM  CAVALO MANSO, ENQUANTO  AGUARDO DESCANSO. ESTOU PRÓXIMO A PASSO FUNDO, ESTE É O PIOR LUGAR DO MUNDO, E COM ESSE CAVALO EU AVANÇO.

AO RECEBER  O SEU PEDIDO, O COMANDANTE  LA UM SUSTO. DEVOLVA-O A QUALQUER CUSTO, O ASSUNTO ESTÁ DECIDIDO TALVEZ NÃO FUI COMPREENDIDO, POIS NESSE SÓ ELE MONTA. DEVOLVA-LHE POR MINHA CONTA, ESSA MONTARIA É DO AMIGO. É SISTEMA DO TEMPO ANTIGO, MINHA SOLUÇÃO ESTA PRONTA.

O COMANDANTE  EMOCIONADO, RECEBE O CAVALO  DE VOLTA. ENTENDO ESSA REVIRAVOLTA, COM O OBJETIVO ALEGADO. USE E TENHA MUITO CUIDADO POIS CORRES RISCO E PERIGO. CONVIDO-O  ANALISAR COMIGO , SEM PENSAR NO NOSSO POTRO. CAVALO EU COMPRO OUTRO, NÃO POSSO COMPRAR UM AMIGO.

Crescente de abril de 2916 CALTARS “TO”

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

REFLEXÃO

O mundo é um complexo de seres, Que um sempre depende de outro. Ninguém consegue viver neutro, Para desenvolver seus afazeres. Há relacionamento entre poderes, Que forma uma fiel dependência. Longínqu

PIXURUM

P I X U R U M Tenho setenta e nove  anos de idade, sou filho de pequeno agricultor nascido e criado no município de Sobradinho, assentado na região centro-serra do Estado do Rio Grande do Sul, até os

CAPA RURAL

O PONCHO USADO NO PAMPA, DE COR AZUL OU CINZENTA. COM BAETA RETOVADA, NESTE ESTILO SE ESTAMPA. CIRCULAR COMO UMA TAMPA, COM  UMA ABERTURA CENTRO. O USUÁRIO FICA POR DENTRO, COM MOVIMENTO RESTRIT