É dever de todo condutor de veículo, guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue, imediatamente, à sua frente. A distância de seguimento é mais importante pela circunstância de que dentro desta estão às distâncias de reação, distância de frenagem, distância de parada e distância de segurança. Este complexo de distâncias são analisadas da seguinte maneira: A distância de seguimento absorve a distância de reação. Esta, a distância de reação é o deslocamento do veículo no tempo em que o condutor vê o perigo e toma providência para evita-lo. Um condutor normal, isto é, em perfeitas condições de saúde elabora esta reação em aproximadamente 0,75 segundo, neste tempo um veículo que se desloca a 80Km/h percorre 16,65 metros. Esta distância somada a de frenagem que influem diversos fatores tais como pneus, asfalto seco ou molhado, paralelepípedo ou qualquer outro tipo de pavimentação, sempre considerando se está seco ou molhado. Considerando uma via revestida com asfalto e este em estado seco, após acionar o sistema de freios até a imobilização do veículo ele percorre 31,30 metros. Agora temos duas determinantes, a distância de reação, 16,65 metros e a distância de frenagem 31,30 metros, estas duas constituem a distância de parada, portanto 47, 95 metros para o veículo ficar imobilizado. Para chegarmos a distância de seguimento falta-nos a distância de segurança que é a que pretendemos manter do veículo que se desloca imediatamente a nossa frente. Esta depende muito do preparo de cada condutor. Recomenda-se que a distância de seguimento seja correspondente a metade da velocidade desenvolvida, isto é, se você desloca-se a uma velocidade de 80 quilômetros por hora e distância de seguimento recomendável é de aproximadamente quarenta metros do veículo da frente. Distância legal é aquela que está escrita nas placas de regulamentação e distância segura é a que depende de fatores adversos, tais como: Asfalto molhado, neblina, excesso de luz, (ofuscação) carência de luz, (penumbra) mudança brusca de luz natural para luz artificial, condições adversas do veículo, da via da carga, do condutor, da carga, dos passageiros e tantas outras. Vale a pena trafegar observando a distância de segurança. Saiba ir para poder voltar.