É dever de todo condutor de veículo, guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente. A distância de seguimento é mais importante pela circunstância de que dentro desta estão as distâncias de reação, de frenagem, de parada e de segurança. Este complexo de distâncias são analisadas da seguinte maneira: A distância de seguimento absorve a distância de reação. Esta é o deslocamento do veículo no tempo em que o condutor vê o perigo e toma providência para evita-lo. Quando o condutor vê um perigo ele só aciona o sistema de freios apo esgotar o tempo de reação. O lapso de tempo entre ver e agir é denominado de tempo de reação ou distância de reação. Desde que vemos o perigo até agirmos o veículo continua na mesma velocidade que desenvolvia antes. Um condutor normal, isto é, em perfeitas condições de saúde com boa coordenação motora elabora esta reação em aproximadamente 0,75 segundo. Neste tempo um veículo deslocando-se a 80Km/h percorre 16,65 metros. Esta distância somada a de frenagem que influem diversos fatores tais como pneus, asfalto seco ou molhado, paralelepípedo ou qualquer outro tipo de pavimentação, sempre considerando se está seco ou molhado. Considerando uma via revestida com asfalto e este em estado seco, após acionar o sistema de freios até a imobilização do veículo ele percorre 31,30 metros. Agora temos duas determinantes, a distância de reação, 16,65 metros e a distância de frenagem 31,30 metros, estas duas constituem a distância de parada, portanto 47, 95 metros para o veículo ficar imobilizado. Para chegarmos a distância de seguimento falta-nos a distância de segurança esta, é a que devemos manter do veículo que se desloca imediatamente a nossa frente. Esta distância depende muito do preparo de cada condutor. Recomenda-se que a distância de seguimento seja correspondente a metade da velocidade desenvolvida pelo veículo que dirigimos, isto é, se você desloca-se a uma velocidade de 80 quilômetros por hora e distância de seguimento recomendável é de aproximadamente quarenta metros do veículo da frente. Sabemos que é muito difícil de mantermos essa distância de seguimento, porque nem todos os condutores têm esse conhecimento e tentam ultrapassar o meu carro para ocupar o meu espaço, a minha distância seguimento. A esperança é a que algum dia nossos condutores tenham o conhecimento suficiente de como dirigir com segurança, economia e tranqüilidade.
NOVA DE DEZEMBRO DE 2008
CALTARS – “TO’.